Caxias Recebe Centro de tratamento à Doença do Século 21
- Jorison Randielson e Marcello Leite
- 13 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Foto: Fernando Brito/G1
Tratamento Psicológico sera oferecido gratuitamente aos Caxienses, Como forma de prevenção ao suicídio.
Segundo pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens.
O município de Caxias por meio da secretaria municipal de saúde acaba de viabilizar a construção de um centro especializado a prevenção ao suicídio, CVV, centro de valorização a vida é uma ONG sem fins lucrativos que visa promover através de atendimentos psicológicos especializados, prevenções contra a prática do suicídio, prática essa que tem a cada dia mais se tornado frequente e crescente em todo o país como afirma a assistente social Débora Mattos Junqueira, uma das colaboradoras responsáveis pelo centro de ajuda especializado que conta com atendimento disponível 24hrs por telefone e na internet através de redes sociais.
Débora pontua ainda que iniciativas como a do centro de ajuda é de inteira importância e responsabilidade social ,para diminuir casos envolvendo a prática comum e propensa ao suicídio no município. O Piauí é o estado Brasileiro com o maior índice d suicídio. Segundo pesquisas até 2013 a taxa era de 7,1 óbitos para cada 100 mil habitantes, para 2014, quando alcançou 7,6. No Nordeste, a cada 100 mil pessoas a taxa é de 4,3 casos de suicídio.
Veja a tabela com registros mundiais:

Fontes: portalodia
Comments