top of page

História de um grande empresario de Caxias-MA


“Um dia eu vou te dar nome!” Essa frase há 13 anos era escutada pelo ouvido da teresinense Simone, por meio de uma entonação firme e clara, de quem sabia o que bem dizia. A voz que emitia essa frase era do cearense Flávio , que quando disse isso ao pé do ouvido de sua esposa, passava por um momento de dificuldade financeira, no início da vida de casados.

Inegavelmente o sucesso, que hoje se vê a olhos nus, é calcado em um pilar muito importante, definido pela própria Simone com o título de “Amor pelo Trabalho.” “Desde muito jovem trabalhei; nunca temi o trabalho. Por já ter dois filhos, e por falta de emprego, necessitei sair do Piauí e ir me locar na Bahia. Estando lá, trabalhava como abatedora de frangos. Isso pra mim nunca foi motivo de vergonha; pelo contrário sou grata a Deus por todo esse começo batalhado.” Diz Simone.

Flávio por sua vez, antes mesmo de vir a casar-se com Simone já renhia sua vida no Rio de Janeiro, trabalhando como Entregador de Pizza e fazendo panfletagem do estabelecimento. “Certa vez, mesmo cansado de um dia todo de entregas, meu patrão me mandou panfletar em um edifício com cerca de 11 andares, em todos os apartamentos. Fui e fiz! Sabia que se a empresa estava crescendo ao mesmo passo eu estava garantindo o meu emprego. Nunca tive medo da labuta. Quando iniciei a Pizzaria fazia 1000 entregas, com minha ajuda passamos a fazer 5 mil entregas mensais. Lembrar disso sempre me deixa orgulhoso.” Diz Flávio.

Embora de naturalidades diferentes, a vida traçou para Flávio e Simone um destino comum, que mesmo antes de se conhecerem, tinham modos de vivência parecidos.

Uma..duas..três tentativas !

Quem visita um dos três empreendimentos do casal Ponttes não imagina o quão custoso foi para eles conseguir o patamar de vida que tem hoje na cidade de Caxias (MA). O início difícil, que por muitas vezes quase acabou com o sonho do casal, foi superado depois de três árduas tentativas de montar um negócio próprio.

A primeira foi logo no início da vida conjugal, onde as dificuldades financeiras começaram a ficar mais pulsantes e eles resolveram investir no primeiro negócio. “Assim que cheguei aqui em Caxias (MA) coloquei um crediário com meu Pai, um tipo de sociedade, porém acabou não dando muito certo. Não me deixei esmorecer e comecei novamente do zero, passando a rodar de moto táxi”, disse Flávio.

Com uma moto usada, Flávio então teve a idéia de pô-la à venda para poder comprar uma moto maior, surgindo assim a segunda tentativa de empreender. Porém em um certo dia, um rapaz que se dizia interessado em comprar a moto, pediu para “dar uma volta”, a fim de analisá-la e nunca mais voltou.

Sem a moto e com apenas 300 reais no banco, Flávio e Simone resolveram sacar a quantia e montar um Verdurão. “Com o Verdurão nós tivemos que madrugar demais; sem contar que aos Sábados eu pegava uma cesta de verduras e saia em uma moto pequena para vender em Salões de Beleza da cidade. Foi uma boa sacada, pois na saída do embelezamento muitas mulheres saiam também levando minhas verduras para suas casas”. diz Simone.

A terceira tentativa então deu certo. O Verdurão fluiu bem e com apenas 15 dias de sua inauguração, Flávio usou parte do lucro para investir em outros dois novos empreendimento: um Frigorífico e também um ponto de Frango Assado. “ Simone e eu dormíamos pouco nessa época. Saíamos de casa religiosamente às 02 horas da madrugada para esse trabalho. Eu cortava o Boi no Frigorífico e a Simone tratava todo o Frango, para que às 09 horas da manhã já estivesse pré-assado. Assim que vendia toda a carne do Boi ia então ajudar ela assar frango.” lembra Flávio.

Com as vendas fluindo e o lucro aumentando Flávio então ressuscitou um antigo sonho : ter sua própria Pizzaria. E foi a busca por esse sonho, dotados de muita coragem, fé e determinação que Flávio e Simone abriram mão dos outros três empreendimento e começaram a investir na Pizzaria Ponttes. “Senti gritar dentro de mim a realização desse sonho; e via realmente que poderia ser um sucesso”. diz Flávio.

A Pizzaria Pontes, como todo pequeno empreendimento começou aos poucos, com apenas dois funcionários: Ítalo e Ricardo. Tudo era uma novidade. Novidade no bairro Volta Redonda, onde foi construída. Novidade também para donos, pois os mesmos não sabiam preparar a massa da pizza e tiveram de aprender por meio da experimentação.

Na noite de inauguração a Pizzaria Ponttes vendeu apenas 07 pizzas. Mas isso novamente não serviu de desânimo para Flávio e Simone, que passando para a localização de um espaço maior e mais atraente, enfim consolidou a Pizzaria Ponttes como lazer alimentício tradicional da cidade de Caxias.

Empreendimentos de sucesso

Atualmente, o casal Ponttes, Simenoe com 39 anos e Flávio com 43, possue três empreendimentos na cidade de Caxias(MA): A Pizzaria Ponttes (notadamente é a queridinha do casal, pois representa o começo do seu sucesso); o Buteco Ponttes (buteco em estilo carioca, no misto de música ao vivo, comidas, drinks e aperitivos); e a Boate Metropolitan.

Simone e Flávio são unânimes em definir o segredo do sucesso profissional deles sendo proveniente do uso humano das faculdades da Determinação e da Humildade.

Flávio verdadeiramente conseguiu dar nome a sua Esposa, e ela à Ele.


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page