top of page

Número de assaltos a celular cresce em Caxias-MA


A cidade de Caxias-MA está cada vez mais insegura, devido a quantidade de casos de assaltos na região. Dados divulgados pelo 1° departamento de polícia do município estimam que seja prestada de 3 a 5 ocorrências e roubo a celular por semana, e isso está deixando a população em pânico.


O maior índice de pessoas que se envolvem no crime são adolescentes e jovens entre 13 a 20 anos de idade, embora, a lei determine que pessoas nesta faixa etária devessem estar na sala de aula. Mas com o crescente número de assaltos, o inciso XV do art. 5º da Constituição em vigor é infringido, visto que, garante a liberdade de locomoção de qualquer indivíduo. Isso porque as pessoas estão com medo de andar nas ruas.



A estudante de jornalismo Carla Giovana relata como acontecem geralmente as abordagens dos ladrões e faz uma crítica à segurança pública da cidade. “As pessoas andam de moto, eles puxam as bolsas, e muitas vezes pegam do bolso mesmo na cara de pau. E infelizmente a nossa cidade está assim, o índice só aumenta e o policiamento está falho. Eles se preocupam mais em prender gente sem capacete do que bandido que está roubando.”


Os casos de assalto vêm crescendo por conta de uma série de fatores como, o alto preço dos aparelhos celulares, a facilidade em revender ou trocar esses objetos por drogas, usando principalmente a Internet. E também a existência de compradores, que podem responder legalmente por receptação culposa, trata-se quando a pessoa não sabe que o produto é roubado, ou doloso, quando a pessoa sabe a origem duvidosa do produto. Uma pessoa que for pega em flagrante roubando é autuada em até 15 anos de prisão.


Os especialistas aconselham que quem é vitima de furto ou roubo procure rapidamente a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, a partir daí o delegado responsável irá iniciar as investigações. Para o delegado Jair Paiva é importante que a vítima preste BO logo após o assalto. “É necessário conscientizar a quem é vítima de furto ou roubo a procurar a delegacia. Por que muitas vezes o pessoal diz, há não vou atrás não, que não resolve, mas dezoito celulares foram recuperados em trinta dias, porque a pessoa veio, a pessoa registrou ocorrência.”



  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page